terça-feira, 3 de agosto de 2010

A igreja que nos afasta de Cristo

Quem nunca pensou em desistir da igreja? Quem nunca ficou cansado de discutir com líderes cabeças fechadas, uma versão piorada dos fariseus que Jesus tanto condenava? Quem nunca, em sua caminhada com Cristo, teve uma pedra no meio do caminho. Como poeticamente versou Drummond? E não era qualquer pedra não, era pedra de tropeço. Quem nunca, durante um culto, olhou em volta procurando um exemplo vivo em quem se espelhar, não de perfeição, mas de busca para tal e não achou ninguém entre os líderes. Mas sim daquele companheiro de ministério, que divide com você a conta na pizzaria.

Pois é. Eu que tenho menos de cinco anos de convertida, acreditem, já passei de tudo dentro da igreja. Mas a vida ainda consegue me surpreender. Ouvi neste final de semana um relato que negativamente me surpreendeu. Uma amiga minha, cristã há mais de 20 anos confessou: A Igreja está me afastando de Cristo. Lágrimas nos olhos, meus e nos dela. Confissões assim são duras de ouvir. Sabe o porquê é pior? Eu disse a ela: É triste. Mas temos nossa culpa. 1) Porque permitimos que o mau exemplo, ou os empecilhos com a liderança nos desanimem para fazer o que precisar ser feito. 2) Porque também fazemos parte dessa igreja (coloque qualquer adjetivo depreciativo que lhe convier) e 3) Porque Cristo às vezes passa longe do culto e das programações das quais participamos tanto.

Sejamos sinceros. O show na hora do louvor talvez não agrade a Deus, se o grupo que ministra nem ao menos orou antes do ensaio pedindo perdão por seus pecados. Talvez a palavra que você não gosta, vinda do pastor que você considera tirano, tenha edificado uma vida ou salvado uma alma naquele domingo em que você nem queria ter ido à igreja.

E o que é realmente válido para nos fazer querer mudar de igreja?
E os muitos ministérios que temos: pregar para os jovens, tocar, ministério de ação social, aulas de música, aulas de inglês, esses compromissos todos, somados às atividades corriqueiras como trabalhar, estudar, namorar, nos deixam tempo vago para ao menos falar e escutar a Deus?

Cada uma dessas perguntas deve ter uma resposta singular para cada cristão. Não vou mentir as minhas não são satisfatórias como eram antes, antes de eu conhecer como são podres aqueles que me lideram e antes de eu reconhecer que podre eu também sou sem a direção e a sabedoria a mim dadas pelo Espírito de Deus.

Viver é difícil. Viver andando com Cristo, no caminho estreito, que difere das portas largas dos templos, é ainda mais difícil.

Quando penso que terei de conviver eternamente com algumas pessoas que conheci nas igrejas penso que será muito difícil. Até, finalmente, me lembrar que elas não serão as mesmas, aliás nem seu serei.

Glória a Deus por isso.

Luana Gabriela

Nenhum comentário:

Postar um comentário