terça-feira, 6 de abril de 2010

New Metal - Parte I

No sábado dia 10 de abril, acontecerá o New Metal Festival na Gólgota.
Aproveitando a deixa, nós separamos uma matéria sobre a história do new metal, com ênfase nas bandas cristãs do gênero. Quem nos deu esta breve entrevista foi o músico Wilson B. Júnior, da banda 18 Voutz, que também se apresentará no festival.
New metal - dá pra definir?
"O new metal é uma vertente do heavy metal tradicional, é um estilo de se tocar metal sem estar necessariamente respeitando ou obedecendo regras pré estabelecidas.
Outra característica muito peculiar do estilo é a mistura dos mais variados elementos, que vão desde o metal extremo ao reggae, passando por funk, jazz, hip-hop, música eletrônica e muito mais, tudo isso as vezes dentro de um único álbum.
História
É um estilo musical um pouco mais antigo do que se pensa, na verdade o que não existia antes era justamente o rótulo "new metal," criado pela revista Billboard para nomear aquelas bandas que estavam estourando já na metade da década de 90. Os primeiros álbuns, do que já havia sido rotulado new metal, seriam: o primeiro álbum do Korn, "Korn" de 1994, o primeiro lançamento do Deftones, "Adrenaline" de 1994, entre outros lançamentos.
O P.O.D, banda de new metal cristã mais bem sucedida no meio secular, lançou seu primeiro trabalho em 1993 "Snuf the Punk", só que esse trabalho ainda se enquadrava melhor no genero rap-core. Na verdade o new metal é uma mistura do rap-core (rap/hardcore) com heavy metal (falando de forma bem abreviada). Outras duas bandas importantes bandas foram o Travail e o These 5 Down. Interessante é que quando o Travail estava estourando nos Estados Unidos, o vocalista recebeu um chamado missionário e abandonou a banda e a carreira para servir ao reino na África do Sul."
Wilson Bortolotto Junior
Parte II

Nenhum comentário:

Postar um comentário